domingo, 22 de abril de 2012

Alfândega

Visita de estudo ao edifício da Alfândega do Porto

Uma hora da tarde. Estávamos nós formandos do curso de Cozinha e Pastelaria a preparar-nos para sair do centro CPSA para apanhar o autocarro em direcção ao edifício da Alfandega. O tempo estava bom por isso alguns formandos decidiram ir a pé. Estávamos todos entusiasmados e animados quando chegamos á porta.
Após uma breve espera pelos formadores Filipe e Dora, entramos no local da nossa visita. No hall havia duas mesas, situadas em paredes expostas. Estavam repletas de panfletos, flyers e agendas culturais da cidade do Porto.
Continuamos andando museu a dentro até que nos apareceu uma guia, super simpática que nos presenteou com uma palestra e conduziu-nos até um espaço amplo. Espaço este semelhante a um armazém.
No entanto depois dessa mini palestra levou-nos a ver uns compartimentos que retractavam épocas anteriores mais ou menos do ano 1920, la tivemos a noção de como apareceu a rádio e a televisão e de como as famílias viviam nessa época.
 Tudo o que havia em cada compartimento fazia-nos voltar atras no tempo, como se nós tivéssemos entrado numa máquina do tempo e recuado, estavam decorados minuciosamente com peças e mobília antiga.
 Há medida que íamos andando os quartos também avançavam na época, até que chagamos aos dias de hoje.
 Chegamos então a uma área ampla onde se situavam em paredes opostas duas salas com grandes fachadas, ambas adornadas com grandes portas de vidro. Na fachada de uma delas havia varias televisões embutidas que transmitiam imagens de pessoas. Parecia que elas é que nos estavam a ver. Esta sala era o estúdio de televisão.
Abriram-se as portas do estúdio. Entrar ali, foi como entrar num outro mundo. Holofotes e camaras estavam apontados a três cadeirões. No lado oposto, um compartimento vidrado, a régie, albergava uma serie de equipamentos: monitores, mesa de mistura, computadores, etc.
Este foi o palco para o programa que nós preparamos que era uma espécie de programa de culinária onde existia um chefe e as suas assistentes.
 As actividades no estúdio de televisão foram finalizadas com a captação de imagens do grupo todo e com a gravação, num DVD de tudo o que ali foi feito.
De seguida, dirigimo-nos á estação de radio. Esta, como o estúdio de televisão, tinha também grandes portas de vidro. Uma vez dentro, deparamo-nos com uma grande mesa redonda com auscultadores e dois microfones em cima. Encostada á mesa redonda, estava o, obsoleto mas funcional, equipamento de emissão e locução, um gira discos, leitores de CD e de cassetes e um REVOX (equipamento áudio que faz os registos em grandes bobines de fitas). Havia também, vários álbuns em vinil.
Sentamo-nos á volta da mesa e começamos então a nossa entrevista que tínhamos preparado umas semanas antes.
Terminada a entrevista tivemos então direito á cassete com a mesma gravada. E por fim acabou a nossa visita de estudo.
Confesso que saí do museu satisfeita, adorei a experiencia e com certeza que voltarei a repeti-la futuramente.

                                

                                

Sem comentários:

Enviar um comentário