domingo, 22 de abril de 2012

Documentação Laboral e Comercial

Reflexão de Documentação Laboral e Comercial
Na U.F.D.C. de Documentação Laboral e Comercial o tema foi sobretudo a construção do nosso próprio negócio e as leis em vigor existentes para a abertura de um estabelecimento nosso.
Tivemos a percepção dos princípios da administração e as responsabilidades que os administradores têm nas suas mãos e como deveremos agir perante a oportunidade e se nos é conveniente a proposta pois caso não o seja nunca a devemos aceitar, assim como quando não nos sentimos confiantes.
Quanto a contractos sejam do tipo que forem, se no caso de não nos sentirmos bem psicologicamente nunca deveremos assinar pois é muito difícil ou quase impossível de rescindi-lo.
Abordamos a obrigatoriedade mútua, incluindo os contractos legais e previstos por lei para os colaboradores e formações de empresa, ainda dentro desta matéria falou-se dos contractos de boa-fé em que ambas as partes seguem o acordo a que se submeteram.
Ficamos também a saber qual o funcionamento do acto de fazer encomendas, a entrega e liquidação e quais os documentos a ser entregues para se efectuar o pagamento dessas mesmas, e o que fazer no caso de a encomenda vir defeituosa.
Tivemos a noção de como obter orçamentos e o que são e como funcionam as notas de débito, credito e pagamento.
Aprendemos também que uma ordem de serviço é um documento escrito em que se dá autorização por parte do dono para outro alguém mexer em algo, por exemplo.
Tomamos conhecimento do que eram letras, aval, leis e decretos de códigos como também de artigos legislativos e disposições legais no qual falamos sobre a denominação dos estabelecimentos de restauração.
Devemos ter sempre a capacidade de adaptação e saber passar o conhecimento assim como sabermos aprender e como tal deveremos abrir-nos para o mercado pedindo assim empréstimos mesmo que tenhamos capital para investir.
A previsibilidade deve estar sempre de mão dadas com o negócio que vamos montar e devemos sempre tentar prever o futuro.
Os seguros também são sempre importantes pois eles podem-nos facilitar o pagamento no caso de acidentes futuros, pois é uma óptima maneira para não perder-mos tudo o que construímos.
A antecipação da preparação do estabelecimento é uma mais-valia para assim prevenir-mos o barulho ou até a saída de fumos, pois evitar os problemas é sempre bem melhor que remedia-los, pois esta atitude pode pôr em causa o nosso negócio.
Aprendemos aspectos e formalidades legais tais como as formas jurídicas comuns, empresa individual, sociedade por cotas e sociedade anonima, as formas jurídicas menos frequentes tais como a E.I.R.L. , a sociedade individual por cotas, sociedade por comandita, sociedade em nome colectivo e as cooperativas estas têm uma sociedade com legislação própria.
E por fim leccionamos o funcionamento e regras do livro de reclamações, a carta e o livro de acta e que este é o elemento de prova.
Terminamos então com os passos a seguir nas formalidades a cumprir na criação de uma sociedade e pesquisamos o site Empresa na Hora que serve para constituir sociedades num único balcão e de forma imediata.
Esta U.F.D.C. foi lucrativa pois vimos como não é fácil ter um negócio nosso mas seguindo os passos dados pelo formador Claudino Custodia torna-se muito mais fácil. Aprendi bastante e certamente que num futuro próximo irei utilizar o que aprendi assim que pensar abrir algo meu.

Sem comentários:

Enviar um comentário