domingo, 22 de abril de 2012

Cidadania e Profissionalidade CP4

Reflexão final CP4

Do CP1 passamos para o CP4 onde o assunto das sessões foi basicamente a Identidade e Alteridade.
No decorrer do Dr1 aprofundamos o saber viver numa sociedade e como tudo o que fazemos interfere na vida do outro e vice-versa.
O nosso dever para com o outro é muito vasto e não podemos achar que as nossas atitudes estão sempre correctas, cada cidadão tem o dever de ajudar e compreender o outro pois, o outro somos nós mesmos. É tipo um espelho, tudo o que damos volta um dia para nó, até pode não ser da mesma forma. Se não damos nada também nunca receberemos.
Assistimos a um filme com o nome Favores em Cadeia onde tivemos mais noção de como funciona a sociedade e a contribuição de cada um para o outro.
Continuamos com o Dr2 onde abordamos o tema Pertença e Lealdade e o quanto elas estão sempre de mãos dadas pois, todo o ser humano tem necessidade de pertencer a algo com que se identifique, seguindo os códigos, representando os valores e seguindo as regras, para assim ser leal aos ideais do “grupo”.
Elaboramos biografias de pessoas que em muito contribuíram para ajudar a melhorar o mundo. Eu fiz a biografia do activista do movimento dos direitos americanos conhecido como James Cameron e também apresentei um trabalho em Power Point sobre o meu grande ídolo Tupac e como ele foi tentado calar pelo governo Americano.
Abordamos no Dr3 as imigrações, emigrações e migrações e debatemos quais as vantagens, desvantagens e as dificuldades para os cidadãos nos países de acolhimento.
Visualizamos então o filme Jean Charles que retratava a vida de um cidadão brasileiro em Londres e conseguimos ter a noção da complicação que existe em várias situações do dia-a-dia, como tal ele acabou por ser morto por engano. Esta história aconteceu na realidade e deu muito que falar nos telejornais de todo o mundo.
Abordamos também o conceito de Património Cultural e fizemos uma visita de estudo á Biblioteca Municipal do Porto e às Caves do Vinho do Porto da qual retiramos a conclusão que todos temos o dever de proteger os nossos patrimónios pois são eles que fazem com que os turistas venham á nossa cidade e a torna mais atractiva para o mundo. Todos temos o direito e o dever de proteger o que é nosso, afinal de contas existe na nossa cidade, monumentos e edifícios que não existem em mais lado nenhum do planeta.




Sem comentários:

Enviar um comentário