domingo, 22 de abril de 2012

Reflexão do estágio profissional

Relatório de estágio


Segunda-feira, 12 de Abril, 4h da manhã começou uma nova etapa do curso de Técnico de Cozinha e Pastelaria, essa etapa era o início do estágio profissional e confesso que me sentia bastante nervosa pois não sabia o que me iria acontecer e com que tipo de pessoas iria trabalhar.
Entrei então no fabrico do Pão Fofo e fui recebida muito bem por dois homens. Um deles era o pasteleiro Modesto e o outro o padeiro Cláudio. Colocaram-me logo á vontade entre brincadeiras e partidas que me iam pregando durante toda a manhã, e eu ainda um pouco tímida apenas sorria das tolices que eles falavam e faziam.
Logo nessa manhã o meu mestre pasteleiro Modesto colocou-me a fazer os acabamentos dos bolos e ensinou-me como deveria ser a disposição dos tabuleiros dos bolos na montra.
Com o passar dos dias comecei a perder a timidez e já entrava nas brincadeiras deles os dois, assim como o meu mestre já me deixava preparar os componentes e fazer alguns acabamentos nas natas, croissants, nas ducheses, éclairs, etc.
Ao fim de cerca de uma semana já eu fazia os húngaros do início ao fim e tratava de fazer os bolos chamados lá de especialidades que eram as ducheses, bolo de bolacha, chocolate com pimenta, mil folhas, tarteletes de nata e morangos e bolo de chocolate e laranja.
Á medida que os dias iam passando o meu mestre depositava cada vez mais a sua confiança sobre o meu trabalho e já me colocava a fazer os bolos de encomenda do inicio ao fim, assim como a fazer os cremes todos, os recheios e a decorar os bolos para fora.
Apercebi-me que a aprendizagem do curso e o trabalho real em pastelaria são muito diferentes pois hoje em dia muitos produtos já vêm preparados e existem maneiras bem mais simples de fazer por exemplo as massas folhadas e as massas de brioches.
Cheguei ao final do estágio praticamente a fazer a produção toda da pastelaria do Pão Fofo inclusive salgados e bolas de atum, franco, carnes e delicias.
Adorei a experiência e por mim ficava no estágio durante mais uns longos meses, aprendi bastante e agora sim posso dizer que descobri a minha paixão pela pastelaria.
Claro que tudo isto não seria possível sem o ensino, a dedicação, e acima de tudo a paciência dos meus dois mestres que me incutiram ao longo destas 210 horas este bichinho.
Como é óbvio fiz amizades no estágio e garanto que foram duas grandes amizades. A despedida foi um pouco dolorosa mas ficou a promessa de eu de vez em quando aparecer por lá e também marcarmos uma vez por mês uma ida aos kartings para nos podermos reunir de novo.
Agradeço do fundo do coração a estes dois grandes profissionais que de tudo fizeram para que as minhas 210 horas de estágio não fossem apenas de aprendizagem mas também de divertimento e repleta de bons momentos.
Obrigado Modesto e Cláudio.


Sem comentários:

Enviar um comentário