domingo, 22 de abril de 2012

Cultura, Língua e Comunicação NG6

Reflexão final CLC NG6

O módulo de Cultura Língua e Comunicação 6 foi leccionado por dois formadores, o formador Filipe Fonseca e a formadora Olga Alpoim.
No DR1 o tema foi a construção e arquitectura e elaboramos trabalhos sobre materiais de construção e suas características, falamos sobre os diferentes estilos de vida existentes, dos espaços da habitação e respectivas funcionalidades. Fizemos também uma elaborada pesquisa sobre casa típicas portuguesas e demos a conhecer um pouco o local onde habitamos. Por fim construímos a nossa casa de sonhos virtualmente.
Enquanto decorria o DR1 também começamos a dar o DR2 e o tema deste DR foi basicamente a urbanidade e ruralidade, aprofundando um pouco mais esta matéria fizemos um trabalho em Power Point sobre a vida na cidade e a vida no campo e descobrimos as vantagens e desvantagens desses mesmos estilos de vida. Também cada um teve de elaborar um trabalho sobre uma aldeia histórica portuguesa, eu fiz sobre Marialva e descobri coisas fantásticas dessa aldeia antiga.
Lemos um texto intitulado “Crónicas de falar Lisboêtes” e tivemos um mini debate sobre as expressões populares e as várias pronúncias portuguesas, a animação foi geral pois existiam expressões deveras engraçadas.
No DR3 falamos sobre o estado e o cidadão e elaboramos um trabalho em que consistia descobrir de que modo o estado se comunica com os cidadãos e se os seus comunicados conseguem chegar a todos os lugares do pais.
E por fim no DR4 o tema foi as mobilidades locais e globais onde também fizemos trabalhos mas estes sobre a imigração e os problemas que os imigrantes têm para conseguirem sobreviver. Assistimos a documentários que eu confesso terem sido um pouco chocantes principalmente para mim pois sou totalmente a favor da imigração e já vi de perto o que alguns imigrantes sofrem nas mãos de certas pessoas.
Convém frisar que o DR1 e o DR4 foram leccionados pelo formador Filipe Fonseca, excelentemente pois o formador sabe como dar a matéria sem fazer com que seja muito pesada O DR2 e o Dr3 foi dado pela formadora Olga Alpoim, formadora. Também excelente pois tem um poder de cativar os formandos de uma maneira nunca vista.
Aprendi bastante durante todo este módulo e foi principalmente muito interessante ver a minha capacidade de aprendizagem de matérias que antes não me diziam absolutamente nada. Ganhei ainda mais respeito principalmente pelos imigrantes pois quem sabe se um dia não sou eu a estar na mesma situação que eles.

Sem comentários:

Enviar um comentário