domingo, 22 de abril de 2012

Cultura, Língua e Comunicação NG5

Reflexão final CLC NG 5


Nesta reflexão bastante importante no meu ponto de vista, reparo que jamais conseguiria viver sem estas ferramentas que sinceramente tornam a minha vida muito mais facilitada, pois por vezes as informações estão disponíveis na hora.
No NG5 DR1 começamos por falar dos telemóveis e como ao longo dos tempos se tornaram indispensáveis na vida das pessoas e como ao longo dos anos foram adquirindo novas funcionalidades e como influenciaram a organização do quotidiano. Eu já não vivo sem o meu, pois tem tudo o que se possa imaginar.
Como é de conhecimento de todos, também se criou uma nova linguagem, a chamada linguagem SMS, na qual os S’s são trocados por X’s, o Q por K, o Z por X e as palavras muito abreviadas.
Depois dos telemóveis, passamos para o DR2 e falamos sobre os computadores e do seu uso como ferramenta de trabalho e lazer e de como esta pequena máquina veio realizar uma era de mudança radical na sociedade.
Por causa do computador, diversos aspectos da nossa vida têm vindo a sofrer grandes transformações e, com o acesso à Internet, a vida de todos ficou muito mais facilitada pois podemos falar com pessoas que se encontram distantes e tudo isto em tempo real. No entanto, a era dos computadores também permitiu um afastamento das relações cara a cara.
Eu sou suspeita para falar em computadores, pois eu não vivo sem o meu, sou completamente viciada no meu “bichinho”.
Concluo assim por dizer que esta tecnologia da qual nos servimos quase que obrigatoriamente, paradoxalmente nos une, limita e separa.
Na era da comunicação não temos tempo para relações estáveis e é no computador que encontramos essas mesmas.
Essa é a tecnologia que nos rouba o tempo para conviver e saborear a vida.
Do DR2 passamos para o DR3 onde falamos dos mass media e da sua importância, o quanto os jornais, a rádio, a televisão, as revistas e a publicidade afectaram o nosso quotidiano. O excesso de informação que chega até nós, todos os dias, a todas as horas, é incrível.
Fizemos também uma visita de estudo ao Museu dos transportes e telecomunicações na Alfândega do Porto e podemos ver como tudo funciona na realidade na Rádio e na Televisão. Foi deveras educativa esta visita de estudo. Eu pessoalmente adorei a visita e aposto que toda a turma também.
E por fim no DR4 trabalhamos a questão dos blogues e até criamos um em nome da turma, onde cada formando ficou incumbido de postar algo à escolha.
O blogue está aberto ao público, por isso todos os formandos devem ter especial cuidado com o que expõem, pois podem enunciar algo da sua vida pessoal a terceiros.
Nunca sabemos quem é a pessoa que está do outro lado do computador. Por isso, em qualquer rede social, devemos ter o máximo cuidado com tudo o que falamos e fazemos nesses sites. Aliás, a propósito deste assunto, achei particularmente interessante o filme “Social Network” que vimos durante a sessão de CLC que abordava a criação e o desenvolvimento da rede social Facebook da qual sou adepta e capaz de passar lá horas enfiada. Mas apenas adiciono quem conheço, pois não quero arriscar a pôr a minha vida e a vida dos meus amigos em perigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário