domingo, 22 de abril de 2012

Liderança e Gestão de Equipas

Reflexão Liderança e Gestão de Equipas

Durante a U.F.D.C. Liderança e Gestão de Equipas ficamos a saber de como existe vários tipos de liderança e como gerir correctamente uma equipa quando nos encontramos num local laboral.
Tomamos conhecimentos de como existem várias motivações para cada tipo de pessoa e que nem todas se regem pelos mesmos motivos.
Dentro de cada estilo de liderança de equipas existe um líder de uma equipa que é aquele que aceita a responsabilidade pelos sucessos e fracassos, e também existe aquele que é líder dentro da equipa pois este partilha as responsabilidades com a equipa.
Aprendemos também quais as funções de um líder e como devemos reagir perante um imprevisto ou fracasso. Um líder tem o dever de motivar a sua equipa mesmo quando um colaborador comete o erro.
Existe vários tipos de liderança, entre elas encontra-se a liderança autoritária, liderança democrática e liderança Laissez- Faire.
No caso de um líder autoritário é aquele que diz como quer que o trabalho seja feito, e tudo tem de ser feito como ele dita.
O líder democrático deixa o grupo entre eles opinar na distribuição de tarefas.
E por fim o Laissez- Faire é aquele líder que é do tipo “deixa andar” e só se pronuncia se lhe pedirem alguma informação, é ausente na participação do grupo.
Na minha opinião a U.F.D.C. Liderança e Gestão de Equipas foi importante pois o curso que me encontro a fazer também tem uma certa parte um pouco a ver com o saber trabalhar em grupo, e também como gerir uma equipa.
Foi interessante aprender os estilos de liderança, e suas definições assim como as funções do líder e de como motivar a sua equipa de trabalho.
Durante as sessões a professora Lígia propôs-nos uns jogos super interessantes, alguns deles para termos a noção de como a nossa turma quando se aplicava conseguia ser um grupo e também apercebemo-nos que todos juntos conseguimos mais facilmente com que o nosso trabalho corre-se pela positiva.
Deste módulo cheguei a uma conclusão, juntos fazemos a força e cada um de nós precisa do outro.


                                           

Sem comentários:

Enviar um comentário