domingo, 22 de abril de 2012

Biblioteca e Caves do Vinho do Porto

 Visita de estudo Biblioteca e Caves
No dia 18 de Outubro a turma do CFPSA foi a uma visita de estudo que foi mais do tipo uma aventura.
Eram 8h da manha e todos os alunos já se encontravam nas instalações do CFPSA bem-dispostos e para uma aventura matinal.
Enquanto isso eu estava á porta da biblioteca Municipal do Porto á espera que os colegas chegassem.
Nessa manhã estava um tempo esquisito e estava um pouco de frio, o que vale é que eu vi o tempo antes de sair de casa e agasalhei-me.
Os colegas chegaram com a professora Olga e demos inicio á nossa visita pela biblioteca.
Eu nunca tinha entrado naquela biblioteca mas fiquei fascinada pelo edifício histórico, não imaginava que naquele edifício onde eu passo quase todos os dias, um dia existiu ali um convento e que tinha tanta história.
Foi-nos destinada uma guia que nos contou quase ao pormenor a história da biblioteca e o seu funcionamento.
Começa-mos então a andar pelas salas e corredores enquanto a guia nos explicava como funcionava as instalações.
Vi-mos jornais muito antigos mas também muito bem cuidados e existia também salas enormes com gavetas cheias de informações sobre os livros existentes naquele espaço.
A sala que eu achei mais interessante e pouco tempo permanece-mos lá foi a sala de áudio onde os funcionários gravavam os livros em áudio para que os invisuais pudessem também ter acesso aos mesmos.
Descemos então por umas escadas e fomos dar de novo ao hall do edifício e apercebemo-nos assim que a visita tinha terminado, despedimo-nos da nossa guia e partimos a pé em direcção ao elevador dos Guindais na Batalha. Eu já tinha andado no ascensor e não foi novidade nenhuma por isso aproveitava para amedrontar os colegas dizendo que aquilo andava muito rápido. Com a minha brincadeira acabei por assustar alguns colegas.
A vista dentro do elevador é magnífica posso até dizer deslumbrante.
Chegamos então até ao cais da Ribeira do Porto e fomos em direcção aos barcos, e os colegas foram fazer um passeio pelo Rio Douro, eu não participei nessa viagem pois o meu medo não deixa que tal aconteça.
Eles fizeram o seu passeio e enquanto isso eu fui para o cais de Gaia esperar por eles.
Os colegas e a professora no entanto chegaram e seguimos em direcção às caves do vinho do Porto, fomos á Calém onde tivemos de aguardar para poder-mos prosseguir a nossa vista.
Ao meio dia iniciamos a nossa visita pelas caves. Fomos muito bem recebidos pela nossa guia.
Enquanto andávamos a guia explicava a história das caves e do vinho do Porto.
As instalações são fantásticas sem dúvida e a maneira como a guia nos explicava criava um sentimento de pertença aquele lugar.
A guia explicou-nos as diferenças dos vinhos e quando estes devem ser consumidos, explicou-nos também o processo de filtragem e amadurecimento dos mesmos.
No final dirigimo-nos para uma sala onde se encontrava mesas e bancos enormes e sentamo-nos numa mesa do fundo onde á nossa frente se encontrava dois copos para cada um. Um dos copos continha vinho do Porto branco e outro tinto. Começa-mos então a beber e na minha opinião gostei muito do tinto.
Terminou assim a nossa visita de estudo pelas caves e agora reflectindo tenho a noção que o edifício em si está muito bem cuidado, tanto por fora como por dentro. Nota-se o cuidado que os funcionários têm com as instalações pois aquele espaço já sofreu com as vaias cheias que acontecem ali naquela zona.
Adorei esta vista e posso afirmar que fiquei fã tanto da biblioteca como das caves, só tive pena foi não andar de barco, mas o medo não me deixa entrar nesse tipo de aventuras. 

Sem comentários:

Enviar um comentário