domingo, 22 de abril de 2012

Aveiro

 Visita de estudo a Aveiro

20 de Janeiro de 2012, 8h00 da manhã, estação de comboios de Campanhã e a turma do CFPSA toda reunida para mais uma aventura diária. Mas esta era uma aventura diferente.
Em vez de aulas iríamos até á linda cidade de Aveiro numa visita de estudo á Oficina dos Ovos-moles.
Entramos no comboio um pouco antes da sua partida, tavamos ansiosos pela chegada á cidade, mas ainda tínhamos quase uma hora de viagem pela frente. Enquanto isso fomos no comboio conversando para o tempo passar mais rapidamente.
Entretanto chegamos á Veneza de Portugal. Saímos da estação e fomos a pé descendo a Avenida Dr Lourenço Peixinho, passamos por uns cafés e decidimos parar para tomar o pequeno-almoço num deles. Terminamos então de tomar o pequeno-almoço e continuamos a descer a Avenida directamente para a Oficina dos Ovos-moles.
Chegando á entrada da Oficina esperamos um pouco e apareceu uma menina muito simpática que nos conduziu até onde iríamos descobrir o segredo do fabrico dos Ovos-moles.
A menina apresentou-se e fez um breve discurso de como nasceu o doce típico de Aveiro e como era vendido no século XIX. Visionamos um pequeno filme onde descobrirmos que o doce começou a ser confecionado por freiras como aproveitamento das gemas, pois elas utilizavam as claras dos ovos para engomar os hábitos.
Logo em seguida do visionamento do filme, foi-nos proposto fazer Ovos-moles e claro que todos aceitamos o desafio e animados fizemos ali mesmo uma linha de montagem, onde alguns enchiam as hóstias e outros cortavam.
No final acabamos por comer o que fabricamos.
Depois desta aventura, despedimo-nos e agradecemos a atenciosidade da menina e viemos embora.
Paramos em frente á Ria á espera da professora Cristina e enquanto ela não vinha fomos apreciando a vista magnífica que a Ria reserva aos seus visitantes.
A professora Cristina apareceu e lá fomos nós até ao Mercado do Peixe ver o que se vendia por ali.
Devo dizer que aquele local á noite é totalmente diferente do que é de dia.
Viemos embora e fomos em direcção ao Fórum de Aveiro para almoçarmos um pouco á pressa, pois tínhamos de voltar para o Porto porque ainda tínhamos aulas da parte de tarde.
Voltamos para a estação um pouco em jeito de correria para apanharmos de novo o comboio para o Porto.
Eu pessoalmente adoro a cidade de Aveiro e claro adorei a visita e a descoberta do segredo dos Ovos-moles que eu tanto gosto e que afinal não tem segredo nenhum.
A cidade em si é fantástica, muito limpa e calma, um dos locais que eu escolheria para viver sem dúvida nenhuma.






Sem comentários:

Enviar um comentário