domingo, 22 de abril de 2012

Cidadania e Profissionalidade CP1

Reflexão final de CP1

Durante as sessões de CP1, DR1 tomamos conhecimento dos nossos direitos e deveres enquanto cidadãos.
Independentemente da etnia, nacionalidade ou sexo todo o ser humano tem os seus direitos á vida, á igualdade, às suas escolhas e principalmente á sua felicidade.
Tratou-se sem dúvida de uma grande conquista da humanidade a implementação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Falamos também sobre as ONG’S e o dever de cada cidadão ajudar essas instituições, e fizemos um pequeno trabalho sobre esse tema. O meu tema foi sobre a instituição Ajuda de Berço e fiz uma pequena apresentação em Power Point. Tomei consciência que todos nós temos o dever de ajudar os mais necessitados, pode não ser com fundos monetários mas com alimentos ou até trabalhos voluntários.
No DR2 abordamos os direitos e deveres laborais e aprendemos que todo o cidadão tem o direito de protestar quando vê os seus direitos desrespeitados. Mas também ficamos a saber que só temos direitos se respeitarmos o direito dos outros.
Criamos também o nosso perfil profissional como cozinheiros e pasteleiros e afixamos na sala de aula esses mesmos trabalhos.
No DR3 falamos da Constituição e da nossa República do qual elaboramos um texto com ideias para melhorar Portugal, eu pessoalmente demonstrei a minha revolta com estado em que o país se encontra neste momento.
E por final iniciamos o DR4 onde tomamos consciência do estado do nosso planeta e das suas catástrofes ambientais. O que fazer para evitar o fim do planeta Terra e a culpa que todos nós carregamos por ter deteorado a nossa grande casa.
Assistimos ao filme de Al Gore “Uma verdade inconveniente”, onde confesso que fiquei chocada pela devastação que estamos a levar o nosso planeta. Tomei consciência que é necessário agir rápido.
Foi muito produtiva a aprendizagem durante esta unidade. Tomei conhecimento de várias situações que acontecem no dia-a-dia e aprendi a como resolvê-las.





Sem comentários:

Enviar um comentário