domingo, 22 de abril de 2012

Comunicação Interpessoal

Reflexão de Comunicação Interpessoal

Educar para a relação interpessoal significa educar pessoas capazes de conviver, comunicar e dialogar no meio onde vivemos, dentro da perspectiva onde as pessoas reconhecem a interdependência dos processos individuais e dos processos colectivos.
O reconhecimento da diversidade possibilita a convivência harmónica e enriquecedora entre indivíduos. O auto conhecimento é sobretudo resultado de um trabalho pautado no próprio conhecimento e principalmente no reconhecimento do outro. Actuar em conjunto para enfrentar problemas, encaminhar soluções, realizar experiências ao longo da vida promovendo assim um clima satisfatório, foi o grande desafio durante as aulas deste modulo. Significa por tanto que todos nos precisamos de desenvolver competências para podermos enfrentar os desafios. Não apenas desenvolver as próprias habilidades, mas também favorecer o desenvolvimento de todos os que nos rodeiam.
As pessoas convivem e interagem umas com as outras, despertam simpatia e antipatia, aproximam-se ou afastam-se, entram em conflito, competem, cooperam, estreitam a amizade, são sinceras ou dissimuladas nas suas relações. Esses factores fazem parte do nosso quotidiano. Aprendemos durante este modulo como gerir e a conviver face a estes problemas de relações que praticamente todos os dias nos aparecem pela frente.
Tomamos também conhecimento das barreiras á comunicação e como isso prejudica-nos, mas também tomamos conhecimento de como dar a volta a estas situações.
Este módulo foi muito produtivo, pois aos poucos acabou por mudar a nossa maneira de agir nas relações interpessoais e pelo menos a mim tornou-me melhor ouvinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário