domingo, 22 de abril de 2012

Cuidados Básico de Saúde

Reflexão de Cuidados Básicos de Saúde

No módulo de Cuidados Básicos de Saúde aprendemos coisas básicas, mas muito úteis para o dia-a-dia, pois assim podemos prestar os primeiros socorros a alguém que deles necessite.
Fiquei a conhecer mais profundamente algumas doenças, tais como a diabetes, que é uma doença crónica que se desenvolve pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar a glicose proveniente dos alimentos. Também adquiri conhecimentos acerca dos vários tipos da diabetes, os grupos de risco, qual a prevenção e o que era a insulina.
A formadora, a enfermeira Susana, exemplificou-nos como utilizar compressas e ligaduras, o que contém um estojo de primeiros socorros e para que serve tudo o que esta lá dentro. Igualmente explicou-nos o que fazer em caso de fracturas, em qualquer parte do corpo, e também mostrou como se fazia a posição lateral de segurança. Todos nós fizemos a simulação de como agir em caso de acidente.
Tomamos também conhecimento do que era a hipertensão, quais os seus factores de risco, os sintomas e como prevenir, assim como ficamos a saber o que fazer em caso de envenenamento ou hemorragias.
No caso das queimaduras, fiquei com a noção que são uma lesão da pele e que existem vários tipos, a sua classificação e os cuidados a ter para com elas.
E para finalizar, aprendemos como identificar uma vítima em estado de choque, e o que fazer perante esta situação.
                                        

Sem comentários:

Enviar um comentário